Por que comprar localmente?

Padrão

Por: LocalHarvest

A maioria do que é produzido nos EUA é colhido de 4 a 6 dias antes de ser colocado nas prateleiras dos supermercados, e é transportado por uma média de 2.400 quilômetros antes de ser vendido. E isso levando em consideração apenas o que é produzido somente nos EUA. Estas distâncias são substancialmente maiores quando consideramos produtos importados do México, Ásia, Canadá, América do Sul e outros lugares.

Nós só podemos dar ao luxo de fazer isso agora por causa dos preços artificialmente baixos de energia, e ao externalizar os custos ambientais deste sistema de produção de comida de alto desperdício. Fazemos isto também em detrimentos dos pequenos agricultores ao subsidiar agro-negócios de larga escala com a ajuda do governo e custo energético artificialmente baixo.

Óleo barato não vai durar para sempre. A produção mundial de óleo já atingiu seu pico, de acordo com algumas estimativas, e enquanto a demanda por energia continuar a crescer, a oferta vai começar a diminuir em breve, fazendo o preço da energia atingir as alturas. Seremos forçados então a reavaliar nossos sistemas de comida e a colocar mais ênfase em métodos agrícolas mais eficientes com relação ao uso de energia, como agricultura orgânica de pequena escala, e em produção local sempre que possível.

Energia barata e subsídios agrícolas facilitam um tipo de agricultura que está destruindo e poluindo nosso solos e águas, enfraquecendo nossas comunidades, e concentrando poder e riqueza na mãos de poucos. Está também ameaçando a segurança de nossos sistemas alimentares, como demonstrado pela frequente contaminação por e-Coli, contaminação por transgênicos, e outras ameaças aos sistemas de saúde que vemos hoje nos noticiários.

Estes sistemas alimentares de larga escala, orientado à agro-negócios, estão fadados ao fracasso em longo prazo, afundados por sua própria própria insustentabilidade. Mas por que esperar até que sejamos forçados pelas circunstâncias a abandonar nossos padrões de consumo destrutivos? Podemos começar agora, comprando alimentos produzidos localmente sempre que possível. Ao fazer isso você estará ajudando a preservar o ambiente, e estará fortalecendo nossa comunidade ao investir seu dinheiro perto de casa. Somente 18 cents de cada dólar, ao comprar em um grande supermercado, vai pro produtor. 82 cents vai para vários intermediários desnecessários. Os elimine do cenário e compre sua comida diretamente do seu fazendeiro local.

UrbanFarmTrading

Anúncios

2 comentários sobre “Por que comprar localmente?

  1. Bruno SR

    Cássio, me cadastrei no Urban Farm Trading, mas infelizmente no mapa de usuários só apareço eu em todo o Brasil. Outra coisa: as palavras dentro das abas precisam ser traduzidas para o português. Acho legal, ainda, colocar a opção “Plantas”, para mudas de jardinagem, e não restringir a unidade de medida a quilos. No meu caso, seriam xis mudas, e não xis quilos. Porque não se trata de colheita, mas de criação de mudas. Meu jardim não tem capacidade para mais do que o meu próprio consumo — e acho que é o caso de muitos em SP. Mas a troca de mudas seria muito bem-vinda. Parabéns pela iniciativa. Tomara que dê certo!

    • Olá Bruno, obrigado por entrar em contato. Assim que as pessoas começarem a adotar aparecerão vários no Brasil! Temos que divulgar!! =D
      Com relação às unidades de medida, eu já tinha antecipado esta necessidade, mas como o sistema ainda é um experimento, estou aguardando validar a idéia para implementar melhorias através de sugestões como a sua.
      Obrigado pela força!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s