Tema do Artigo Científico da Pós-Graduação

Padrão

Já estou nos ultimos 5 meses de minha pós-graduação em Qualidade e Gestão de Software na UCG. Tinha decidido que o tema de meu artigo seria Test-Driven Development (TDD), porém minha apresentação do trabalho de Gerência de Configuração despertou um novo interesse em meu orientador para que eu mudasse o tema para um Case sobre a gerência de configuração que fazemos onde eu trabalho, utilizando o CtrProject, um sistema web desenvolvido por nós mesmos, não-comercial, feito em java para gerenciar requisitos, projetos, configuração, entre outras coisas.

Onde trabalho não temos problemas relacionados a gerência de configuração mas temos problemas relacionados a automatização de testes. Então por um lado seria de grande valia escrever um artigo sobre TDD, mas pelo outro lado, seria mais fácil falar sobre gerência de configuração, já que tenho uma grande parcela de colaboração para a definição da gerência de configuração que utilizamos hoje, o que me benificia com uma grande facilidade para expor o assunto e até chegar a novas elucidações sobre coisas que poderíamos melhorar neste processo.

Ainda vou fazer algumas reflexões em conjunto com meu orientador para desenrolar isso, já que tenho que finalizar esse artigo até o fim deste ano para obter meu certificado!

Um comentário sobre “Tema do Artigo Científico da Pós-Graduação

  1. Daniel Oliveira

    Parabéns pelo post Cássio. Acredito que qual for a sua escolha, TDD ou Gerência de Configuração, irá agregar e muito aqui aonde trabalhamos e no seu conhecimento.

    Nesta sua dúvida, que está existindo, acho mais interessante TDD. Veja alguns motivos:
    1º Não é utilizado na empresa em que trabalha e você pode implantar.
    2º Terá que estudar/procurar/aprender, enfim, conhecer mais sobre um assunto que ainda não domina.
    3º Se tornará referência no assunto aonde trabalha…

    Mas essa é uma opinião de quem está de fora e a melhor pessoa para chegar a uma conclusão é você.

    Parabéns!!!

Deixe um comentário

