Artigo sobre Salas de Equipe de Martin Fowler traduzido

Padrão

Algo que comumente vemos em projetos ágeis é que a equipe de desenvolvimento fica situada numa sala de equipe aberta. Esta idéia foi defendida logo no início pela Programação Extrema e identificada como uma das principais práticas em sua segunda edição. Os agilistas tendem a favorecer uma sala de equipe aberta, uma vez que isto promove uma comunicação de forma profunda e em grande quantidade entre as pessoas da equipe.

Por que?

O desenvolvimento de software é um exercício intenso de colaboração. Um espaço aberto encoraja conversações e interações regulares entre as pessoas. Você pode ver o que todos estão fazendo e facilmente pedir ajuda quando necessário. Freqüentemente você consegue uma informação inesperada, porém bastante útil, por escutar algo que a equipe está conversando ao seu redor.

Ao ficar ciente disto, algumas pessoas ficam preocupadas com a quantidade de ruído e poderiam preferir escritórios que ofereçam maior privacidade. Na prática, acabei percebendo que as equipe não consideram o ruído como um problema muito sério. Geralmente há um som perceptível de conversação no ambiente, já que programação em par geralmente acompanha este estilo de desenvolvimento. Porém a conversação não costuma ser algo que distrai, particularmente se você está focado na conversação com seu par. O motivo pelo qual eu suspeito que isto não é algo que distraia, é porque a equipe tem um propósito em comum ao redor de uma atividade colaborativa. Não é algo que dê para comparar com um escritório de plano-aberto onde todos estão fazendo coisas diferentes.

Dicas para uma boa sala de equipe

Primeiro, certifique-se que a sala tenha o tamanho certo para a equipe. Enquanto uma sala de equipe deve ser aberta para sí mesma, ela deve ser fechada para todo o resto do pessoal. Em um mundo ideal, você preferiria paredes flexíveis que isolem uma equipe da outra, em um escritório que consista em células de equipes. Isto é algo difícil de se conseguir na prática. Nossos escritórios tendem a ser completamente abertos, com poucas barreiras entre as equipes. Isto parece funcionar bem o suficiente, apesar de que há algumas reclamações do ruído entre equipes diferentes.

Preste atenção à luz natural. Os humanos estão acostumados a ver o mundo exterior, e todos os tipos de ritmos naturais de trabalho são influenciados pela luz. Então não é surpresa que as pessoas fiquem facilmente irritadas quando não há luz suficiente. Eu mesmo já passei vários dias fechado em salas de conferência, e isto certamente drena minha energia.

Disponibilize espaço suficiente: aproximadamente 4,5 metros quadrados por pessoa.

Com o tipo certo de espaço, a próxima peça chave é certificar-se de que o time tem o controle sobre este espaço. Uma parte importante do pensamento ágil é que a equipe é responsável pela forma como ela trabalha, e a forma como ela organiza o seu espaço faz parte disto. Idealmente você deve preferir que a equipe tenha controle completo sobre seu espaço, com liberdade para configurá-lo como desejarem e reconfigurá-lo ao seu gosto. As coisas devem ser feitas de forma que seja fácil mover as coisas ao redor, porque durante o projeto o time precisará mudar coisas conforme ele for mudando.

Uma consequência imediata disto é livrar-se de qualquer tipo de mobiliário modular que exija um grupo de pessoas para mover, mesmo que seja apenas um centímetro. A maioria das equipes que observo usa mesas simples e com certeza você pode gastar o mínimo com isso.

O que mais atrapalha são os fios – principalmente para energia e pontos de rede. Idealmente você quer estes sob o piso ou pelo teto para que as pessoas possam facilmente levar os fios para as mesas onde quer que elas estejam.

O lugar certo para gastar dinheiro com mobília é em cadeiras de boa qualidade. Programadores passam muita parte do tempo sentados, e qualquer dano físico por conta de má postura afetará diretamente a produtividade da equipe – então não se restrinja aqui. Pode ser que algumas pessoas queiram cadeiras estranhas, como bolas ou cadeiras para ajoelhar. Faça o seu melhor para acomodá-los.

Alguns são grandes fãs de mesas ajustatáveis entre a altura para sentado ou em pé, já que acreditam que ficar em pé por um tempo ajuda a aliviar dores nas costas. Estas são mais difíceis de se encontrar, porém vale a pena procurar se sua equipe precisa delas. Dores nas costas é um problema comum, mas cada dor (e tratamento) é diferente.

Você precisará de muito espaço nas paredes, de forma que os agilistas adoram seus radiadores de informações. Você desejará bastante espaço para paredes de histórias, diagramas arquiteturais e qualquer coisa que as pessoas queiram pregar na parede. Boa parte deste espaço deve ser ocupado com quadros brancos para que as pessoas possam desenhar coisas sempre que sentirem vontade. Inclua alguns quadros brancos com rodinhas.  Certifique-se de ter uma câmera digital ao alcance para que as pessoas possam facilmente registrar o que há nos quadros. Agora que monitores são baratos, considere arranjar alguns para pendurar na parede – isto é particularmente útil para displays dinâmicos como status de builds. Certa vez eu vi uma equipe utilizavar projetores nas paredes para exibir vários tipos de informações.

O layout tradicional é ter as pessoas trabalhando ao redor de grupos de mesas. Esta disposição fornece contato visual regular com o resto da equipe. Entretanto ouvi falar de muita gente cantar os louvores do UPod.

Ocasionalmente as pessoas precisarão de um espaço privado, então assegure-se de que há uma ou duas pequenas salas de conferência disponíveis com telefones. Estas podem ser usadas para privacidade ou quando há alguma preocupação com distrações. Uma grande sala de reunião onde a equipe pode se reunir fora do espaço de trabalho também é útil.

Sempre fui um grande defensor de muito espaço de monitor. Softwares inteligentes com múltiplas áreas de trabalho virtuais são bastante interessantes, porém nada é mais rápido que simplesmente mexer seus olhos. No mínimo, cada estação de trabalho deve ter um par de monitores de 20 polegadas. Minha mesa tem um par de monitores de 20 polegadas para minha maquina Ubuntu e um monitor de 25 polegadas para meu laptop mac. Eu não acho que isto tudo seja, de forma alguma, excessivo.

O desenvolvimento de software é algo inerentemente criativo, assim, espere ver muitas distrações. Brinquedos são comumente encontrados ao redor de nossas equipes (como Neal Ford dizia: cada equipe precisa de um canguru de plástico). Há boas razões cognitivas pelas quais isto é de grande valia, tudo se resume a manter o cérebro criativo e estimulado.

Da mesma forma, disponibilize fácil acesso à bebidas e lanches. Isso incentiva pausas para conversas informais na área da equipe. É difícil ser criativo quando se tem que pagar para tomar um café horrível.

Se você está trabalhando com colaboradores remotos, faça com que seja fácil configurar um link de vídeo. De fato, muitas equipes gostam de ter links de vídeo permanentes para quaisquer colaboradores remotos para que se possa sempre manter um contato ocasional via vídeo.

Links Úteis

Meus agradecimentos para meus colegas da ThoughtWorks por me ajudar a compilar estas informações.

A reprodução do artigo original no formato traduzido foi devidamente autorizada pelo autor Martin Fowler.
Link para o artigo original: http://martinfowler.com/bliki/TeamRoom.html

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9 comentários sobre “Artigo sobre Salas de Equipe de Martin Fowler traduzido

  1. Uma tradução muito boa de um assunto muitas vezes deixado em segundo plano pelas gerencias de projeto. Já sentei em muita cadeira quebrada em sala sem ar-condicionado. Meu sonho (ainda não realizado) é usar uma cadeira Aeron, quem sabe um dia.

    • Olá Eduardo. Primeiramente obrigado pelo elogio e por ter lido o artigo!
      Onde trabalho, nosso equipamento é de primeira linha, tanto as máquinas, quanto mesas, cadeiras, ar condicionado, iluminação, somente a disposição (layout) dos móveis que ainda não é a ideal. Já trabalhei no governo como estagiário e a história é totalmente diferente. Muito calor, falta ventilação, mesas em altura inadequada, cadeiras quebradas e não existe dúvidas de que isto influencia diretamente em tudo que podemos fazer enquanto estamos neste ambiente. Isto vale para tudo, desde o assento de nosso carro quanto nossas camas. Vou pesquisar sobre essa cadeira Aeron ^^!!
      Abraços!

  2. Eu já havia lido, mas li novamente. Muito boa tradução! Essa semana teve uma palestra do Fowler aqui no rio que foi muito boa. Estou ansioso para o Agile Brazil semana que vem em Porto Alegre!

    Eu relação ao tópico eu acho que ambiente é tudo (ou pelo menos quase) em desenvolvimento de software. Eu penso que a comunicação ainda é o gargalo, mas não adianta ter o melhor ambiente para comunicação se simplesmente as pessoas não quiserem se comunicar e, infelizmente, isso é um tanto quanto comum em nossa área. Mas impossível escrever por aqui exatamente o que penso ;-)

    Abraços.

    • Muito obrigado pelo elogio e pelo acesso! Até entrei na lista de espera das novas inscrições da Agile Brazil, mas depois fui colocar na ponta do lápis quanto ia gastar pra sair daqui de Goiânia até Porto Alegre para prestigiar o evento e acabei desistindo, uma pena isso!

      Concordo com você! Aqui acabamos, sem perceber, criando uma cultura onde as pessoas conversam pouco, usam fones de ouvido a maior parte do tempo. Ocorre até em alguns dias de uma pessoa chegar e sair do dia sem ter trocado uma idéia sobre o que está trabalhando. Quando vamos almoçar junto acaba que o assunto muda o foco de trabalho, já que o ambiente é outro.

      Abraços!

  3. Adson

    Boa Cássio! O ambiente realmente é muito importante para a produtividade da equipe. Mais que isso, as empresas deveriam se preocupar com as formas de se criar interação entre seus colaboradores. Por sorte, consegui mais que colegas de trabalho, verdadeiros amigos, quando trabalhei na sua atual empresa.
    Abraço.

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